terça-feira, 19 de março de 2013

Curiosidade da Semana: A TEQUILA

A famosa bebida mexicana é o combustível de muitas noites. O “Shot” – trio Tequila, sal e limão – é item obrigatório na balada de quem gosta de agito em alto grau. Conheça um pouco da história e aprenda a bebê-la da forma tradicional.


A tequila e sua fabricação

Plantação de Agave Azul, matéria-prima da tequila

A Tequila é uma bebida destilada originária do México e muito famosa por causa do seu gosto poderoso. Ela pode ser encontrada em várias versões como a Blanco, a Joven, a Reposado, a Añejo e a Extra Añejo, de acordo com o seu tempo de envelhecimento. O seu teor alcoólico varia entre 30 e 40% por volume e, portanto, é uma bebida bastante forte.

A sua forma de fabricação é controlada pelo governo do México e o coração de Agave Azul – conhecido como Mezcal – plantado principalmente no estado de Jalisco, no povoado de Tequila, é a matéria-prima do destilado. Aliás, bidestilado. Depois de assado, o coração do Agave se transforma em um açúcar que é fermentado até se tornar vinho, sendo destilado duas vezes para se tornar a Tequila que todos conhecemos.

A verdadeira Tequila tem pelo menos 51% de açúcar de Mezcal e a variação dessa porcentagem influi no sabor da bebida, não necessariamente indicando a qualidade. 


A lenda do shot com sal e limão




O modo mais conhecido de se beber tequila é colocar sal em torno do copo ou na mão, entre o polegar e o dedo indicador, chupar o sal, beber rapidamente e logo após, morder uma rodela de limão. Ninguém sabe ao certo como isto tudo começou. Mas reza a lenda que foi durante uma pandemia de gripe em 1918, que alguns médicos começaram a receitar “shots de Tequila” como tratamento. O que não foi nenhuma surpresa é que mesmo depois da epidemia, muitos alegavam estar com gripe para continuar com o tratamento, ou seja; bebendo Tequila.


Como beber Tequila



Há muitas maneiras de se beber a Tequila, mas a mais conhecida é o “shot”. Para fazê-lo, coloque um pouco de sal em volta do copo ou na mão direita, entre o dedão e o dedo indicador, encha um “caballito” (copo especial para beber Tequila) e prepare uma rodela de limão. Então, chupe o sal, vire o copo para beber todo o seu conteúdo e chupe o limão.

A Tequila desce queimando o esôfago, porém, a sensação após o “shot” é muito gostosa, pois a bebida é muito saborosa. Uma lenda sobre o surgimento do “shot” de Tequila diz que em 1918 houve um surto de gripe no México e os médicos começaram a receitar essa mistura aos doentes como tratamento. No entanto, com o fim da epidemia, muitas pessoas continuaram alegando estar gripadas para continuarem a degustação da Tequila.

Agora que você sabe mais sobre a Tequila, venha para a NOITE DA TEQUILA do BOM BAR, faça um "Ariba, Abajo" e "glup", mande pra dentro!

Fontes:
- http://www.papodebar.com
- http://www.saibacomo.org
- http://minhanoticia.ig.com.br

Nenhum comentário: